sexta-feira, 25 de junho de 2010

GUIAS CEGOS, OBEDIÊNCIA CEGA

"Não toqueis nos meus ungidos"
(Sl 105:15)

Este versículo está na boca de muitos pastores, profetas, bispos e apóstolos da atualidade, basta ligar a TV ou o rádio em um destes programas gospel, lá estarão eles, postando-se como representantes diretos de Deus aqui na terra (coincidência com a reivindicação medieval papal de vicário de Cristo? Acho que não!), escolhidos, ungidos de Deus, profetas levantados, fazem referência a si mesmos como precursores (portadores) de uma “unção especial” para os últimos dias. Sempre estão acompanhados de uma multidão ávida em vê-los, tocá-los, ouvi-los, defendê-los. Por esta mesma multidão, são chamados de “paistores”, “paipóstolos”, em uma devoção e obediência cega, de cegueira voluntária, visto que um discípulo de certo “paipóstolo” (representantes do atual estado do movimento evangélico, os quais tem nome e endereço), certa vez, defrontado por uma atitude nada cristã de seu líder, me disse: “Eu vou ser obediente, se ele estiver errado, Deus não irá me condenar por obedecer”. Eu pergunto baseado em que ponto do cristianismo tal afirmação pode ser dita? Eu mesmo respondo: EM ABSOLUTAMENTE NENHUM! Pode parecer até piedoso, mas é irresponsável e antibíblico. Sim, é irresponsável pois é uma tentativa de se esquivar das consequências em um ato irrefletido, lançando sobre o outro toda a responsabilidade, algo semelhante com as desculpas apresentadas a Deus por Adão, quando disse que foi induzido por Eva ao pecado, ou de Eva que afirmou ter sido induzida pela serpente ao mesmo erro. É antibíblica não apenas porquê não se encontra algo parecido nas Escrituras, mas por ser explicitamente contraditória com a postura cristã ensinada pelas mesmas. Vale lembrar que nem Adão, nem Eva, usando um argumento fundamentalmente idêntico, deixaram de ter suas atitudes condenadas e sofrer as suas devidas consequências, e a morte foi e é a mais cruel delas. Ele esqueceu que como disse Jesus: “Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.”

Tal pensamento não é fruto da reflexão cristã acerca das Escrituras, não é manifestação de um coração humilde e não segue a obediência ensinada pelo testemunho bíblico, pelo contrário é ensino carnal, pois é humano, oriundo de homens cujo único desejo é o domínio, afim de docilizar a massa e dela usufruir. Parte de um ambiente doentio, onde lá o significado de obedecer é a obediência irrestrita aos líderes, o exemplo mais comumente citado é o de Davi e Saul. Não importa quem é o seu líder dizem, pode ser um Saul mas como Davi você não pode tocar num ungido de Deus, mesmo que ele lhe esteja perseguindo, seja obediente, assim convencem uma multidão violentada a permanecerem no mesmo lugar, alvo de mais violência. Lá todos quantos questionam tem um rótolo: “rebeldes”. Esquecem-se, ou melhor não querem lembrar que no caso de Davi e Saul, mesmo ele acreditando que Deus havia ungido Saul a rei (pelo testemunho bíblico sabemos que Saul havia sido escolhido pelo povo e não por Deus), não permaneceu na presença de um rei despótico e enciumado para ser vitimizado ao bel prazer daquele que deveria ser para ele um guardião, pelo contrário, Davi deixou o palácio fugiu para o deserto, lugar de paz comparado com qualquer outro à vista de uma autoridade como Saul. Davi lutou e amou seu Deus, seu povo, seu tempo a despeito e apesar de Saul. Davi não ficou para ser seu discípulo. Devemos fugir destas manifestações humanas empossadas do título de “ungidos de Deus”.

A obediência segundo Deus é à Deus, mesmo quando obedeço a homens é à Deus que obedeço este é o padrão, mas por ser minha obediência para Deus, quando me vejo diante do conflito entre a vontade de uma autoridade humana e a de Deus, obediência a esta autoridade é desobediência à Deus. A elucidação para isto está nas palavras de Pedro dirigidas às autoridades de sua época quando intimados a não mais pregarem sobre o nome de Jesus: “Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus”.

Nestes ambientes é ensinado a não questionar, obedecer mesmo sem entender, acreditem, isto é pregado nestes lugares. Não importa o quanto ilógico, ou mesmo contraditório pareça o que o líder fala com o evangelho, o importante não é entender e sim obedecer, porque obedecer é melhor do que sacrificar e o pecado de rebeldia é igual ao de feitiçaria, citam 1 Sm 15.22 e 23 totalmente desprovidos de conexão com o contexto, para eles obedecer é igual a obedecer as palavras deles e não a Palavra do Senhor como fala de fato o texto, da mesma forma rebeldia nestes ambiente é o simples questionar os caprichos deles disfarçados de vontade de Deus. Quando são confrontados pelos seus erros, com o enriquecimento pessoal às custas da denominação, desvio de dinheiro na compra de mansões, jatos particulares, suas emissoras de TV, suas fraudes fiscais, em fim, tratam de citar Sl 105: 15, e se passam por vítimas e perseguidos, fazem questão de dizer que a obra de Deus está sendo perseguida, MENTIROSOS FRAUDULENTOS, escondem-se por trás de uma pseudo-unção. Mais uma vez preferem esquecer o que pedro diz na sua primeira carta: “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.” . Definitivamente não é como cristão que são perseguidos, visto que não os perseguem por um coxo que andou, nem por que através de suas pregações denunciam o atual estado social (eles jamias fariam isto), quando se dizem perseguidos é por que a justiça quer esclarecimento de como é feita a relação financeira entre igreja e emissora de TV, quando se quer esclarecimento sobre dólares não declarados escondidos na Bíblia, sobre prédios em péssimo estado de conservação e os motivos de não terem sido tomadas providencias antes que o teto literalmente caísse sobre os próprios fiéis, já que dinheiro é a única coisa que, pra esses grupos, não falta.


Me impressiona que esta supresão do juízo ocorre facilmente mesmo diante das palavras de Cristo que nos adverte a discernir, a acautelarmo-nos de falsos profetas, mestres, pastores:

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:15-20

Ora, quem está a cima do concelho do Senhor? Só busca se esquivar dele quem quer esconder suas características canídeas.
E o que se dirá acerca dos concelhos de João e de Pedro respectivamente:

"Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." 1 João 4:1

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós comércio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita."
2 Pedro 2:1-3

Por que se escandalizar esobre nós proferir maldições quando avaliamos se quem se diz apóstolo é realmente apóstolo ou falsante, quem não faz este discernimento, NÂO OUVIU A JESUS. Quem não prova pela verdade tais homens são manipuladas por eles, não são guiadas pelo Espírito. 
Enfim, o questionamento deve ser encarado pelos verdadeiros servos de Deus como oportunidade de expor pela vida o evangelho, de revelar a consistência da nossa fé, a razão da esperança que há em nós. Temer o quê? Os verdadeiros servos não fazem nada nas trevas, às escondidas, já está tudo em plena luz. Paulo não temia ser confrontado, os bereanos foram por ele elogiados diante dos de Tessalônica por que antes de confiar nas palavras dele (Paulo) consultavam as Escrituras afim de saber se tudo quanto ele dizia estava em conformidade com elas. Ora o que a Verdade pode temer? Ela se sobressai, não precisa de defensores, não possui inimigos a sua altura. Ela, a Verdade, simplesmente mostrar-se  e em si mostrando revela o que é e o que não é. Se angustiar, condenar os que nos perseguem, enraivecermo-nos por sermos perseguidos como cristãos? Jamais!



Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”
Mt 5.10-12


NEle, Luz da qual não podemos nos ocultar,

Tiago M. Barros

2 comentários:

  1. Muito boa esta palavra do Tiago, hoje estamos vivendo épocas difíceis com relação a pregação do evangelho, muito sensacionalismo, misticismo, idolatria, mas nisso tudo se cumpre as escrituras, quando fala acerca dos falsos profetas (I Co 11: 13-15), eles usam de estratégias, malícias, enganos para persuadirem a muitos, usando a boa fé e inocência de pessoas carentes que não conhecem o verdadeiro evangelho e não buscam a sabedoria na palavra de Deus. Devemos estar sempre atentos, obsevando as escrituras e interpretações assim como os crentes de Beréia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Etiene, muito obrigado pelo seu comentário. É exatamente como você falou "Devemos estar sempre atentos, obsevando as escrituras e interpretações assim como os crentes de Beréia." doutra forma seremos só parte da massa. Um Beijão, até a próxima.

    ResponderExcluir

Através do seu comentário muitos poderão ser edficados!