terça-feira, 20 de abril de 2010

DEUS SE MANIFESTA HOJE


ICo 13:8-13 fala sobre o fim dos dons espirituais? A formação do NT? Há, Não...
Hoje acordei com a pretenção de examinar bem este tema e então elaborar um estudo que esclarecesse esta controvércia, se bem que eu mesmo não possuo qualquer dúvida sobre a comteporaneidade dos dons espirituais entregues para edificação da igreja, considero extremamente forçosas as interpretações cessacionistas, parciais pelo seu comprometimento não com a fala bíbíca mas com sua visão teológica. Enquanto estudava encontrei um texto que expressa bem o que eu próprio desejei fazer, e como o tempo é bem escasso, preferí transcrever para meu blog o texto que li. Me ponho a disposição para qualquer esclarecimento posterior. Agora vamos ao texto: 
Texto extraido do livro "A Atualidade dos Dons Espirituais" encontrado no site: www.adoracao.com

EXEGESE

O argumento exegético baseia-se na interpretação do texto bíblico original. Para este trabalho utilizaremos a passagem de I Coríntios 13:8-13, que tem sido usada por muitos comentaristas para defender a negação dos dons extraordinários neste tempo presente. Um destes comentarista é B. F. Cate, autor do livro "The Nine Gifts of the Spirit. Are not in the church today" (Os Noves dons do Espírito. Não se manifestam na igreja no dia de hoje). Veremos então a interpretação de B. F. Cate, e, em seguida apresentaremos nossa exegese do texto em questão.

1. A Visão de B. F. Cate de I Coríntios 13:8-13:Cate inicia o primeiro capítulo de seu livro fazendo esta pergunta: "Os Nove Dons: Quando Cessaram Eles?" Em seguida passa a argumentar da seguinte maneira: "Paulo diz: 'O amor jamais acaba.' Isto implica que os dons acabariam; portanto, ele prossegue dizendo: 'mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque em parte conhecemos e em parte profetizamos (versículo 8 e 9). a razão por que eles só conheciam em parte era que então ainda não estava completamente revelado aquilo do Novo Testamento que agora está escrito. 'Quando, porém,' diz Paulo, 'vier o que é perfeito (a ultimação do Novo Testamento), então o que é em parte (profecia, etc.) será aniquilado' (versículo 10). Depois ele ilustra isso dizendo: 'Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das cousas próprias de menino' (versículo 11). Nos dias primitivos da presente dispensação, quando foi escrita esta epístola, eles eram como meninos; mas estava aproximando-se rapidamente o tempo quando desistiriam 'das cousas próprias de menino' (os nove dons), e andariam pela fé no 'caminho sobremodo excelente' do 'amor' e na luz da completa revelação de Deus.
"Paulo ilustra novamente, dizendo: 'Porque agora (quando esta epístola foi escrita) vemos como em espelho, obscuramente (em parte conhecemos), então (quando a revelação de Deus ao homem fosse completada) veremos face a face; agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido' (versículo 12). Conhecer 'como também sou conhecido,' significa: nós, agora que a revelação de Deus está completa, não mais 'em parte conhecemos,' mas conhecemos a mente de Deus (para esta dispensação) tal como Ele conhece nossa mente." Cate prossegue dizendo: "Existem alguns que encontram dificuldade em ver que 'o que é perfeito' em I Coríntios 13:9,10 refere-se à perfeição (ultimação) da revelação de Deus para a era da igreja. Paulo, ao demonstrar que 'o amor jamais acaba,' mas que os nove dons cessariam quando o Novo Testamento chegasse à sua ultimação, refere-se apenas a três deles como exemplo do todo (versículo 8). Depois, nos versículos 9 e 10 ele reduz isto a um único dom - o da profecia - como um exemplo do todo. Vejamos mais uma vez o que dizem estes versículos: 'Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos. quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte (profetizar) será aniquilado.' Paulo não está falando a respeito da perfeição dos santos; está falando a respeito da perfeição da profecia. Demonstra assim que o dom de profecia deveria cessar quando a revelação de Deus para a era da Igreja chegasse à perfeição." Esta é a visão de Cate. Com amor e respeito àqueles que pensam dessa forma, passaremos a contra-argumentar esta posição. Nós cremos que, na passagem, Paulo fala da perfeição dos santos, e defenderemos esta tese, porque se o fizermos, ficará também demonstrado que os dons extraordinários existem hoje. Isto porque Paulo deixa claro, na passagem, que os profetas deveriam profetizar 'em parte' até que viesse 'o que é perfeito.' Portanto, se 'o que é perfeito' ainda não veio, então nós ainda temos profetas profetizando 'em parte' ainda hoje.

2. Uma Análise de I Coríntios 13:8-13: Nesta passagem analisaremos os vocábulos "perfeito", "quando", "agora", "então" e "conhecer".

2.1. O Perfeito do Versículo 10: O termo grego usado em I Coríntios 13:10 é teleio (téleios).Esta palavra pode ser traduzida de várias maneiras: (1) "perfeito", referindo-se à coisas (Rm.12:2; ICo.13:10; Tg.1:4,17,25; Hb.9:11, IJo.4:18, etc.); (2) "perfeito", referindo-se à pessoas, com o sentido de "maduro" ou "adulto" em sentido moral e espiritual (Mt.5:48; 19:21; Fp.3:15; Cl.1:28; ICo.2:6; 14:20; Ef.4:13; Hb.5:14); (3) "perfeito", referindo-se à Deus em sua perfeição absoluta (Mt.5:48). No versículo 10 de I Coríntios 13, o termo grego teleion (téleion) é "adjetivo pronominal, nominativo, neutro, singular." De acordo com isto, a tradução correta do texto deveria ser: "quando. porém, vier aquilo que é perfeito, então aquilo que é em parte será aniquilado." Isto porque este adjetivo, na língua grega, não é feminino nem masculino, mas está no gênero neutro. Portanto, o argumento de Cate, de que "o que é perfeito em parte" se refere a profecia, se desfaz; e isto por duas razões: (1) A palavra grega profecia, usada no versículo 8 (profhteia = profeteía), é "substantivo, nominativo, feminino, plural." Se a palavra "profecia" é feminina, então "aquilo que é perfeito" também deveria estar no gênero feminino para concordar, mas não está. (2) Se "o que é perfeito" fosse a revelação profética completada pelo Novo Testamento, então "o que é perfeito em parte," a revelação profética do Antigo Testamento, teria sido aniquilada. De fato o Antigo Testamento foi aperfeiçoado ou completado pelo Novo Testamento, mas de forma alguma ele foi aniquilado ou cessou em seus efeitos. Jesus disse que nenhuma profecia do Antigo Testamento cessaria até que tudo se cumprisse (Mt.5:18). Jesus não disse que a lei cessaria até que tudo fosse revelado (a revelação do Novo Testamento), mas até que tudo se cumprisse. Como poderia o Antigo Testamento ter sido aniquilado se ainda há muitas profecias para serem cumpridas? "...a Escritura não pode falhar." (Jo.10:35).
Cremos que a palavra "perfeito" contém nesta passagem a idéia do fim ou do objeto consumado ou completado, pois de acordo com o contexto da epístola, Paulo, logo adiante, no capítulo 15, passa a tratar da ressurreição. Em I Coríntios 15:24 o apóstolo diz: "...então virá o fim..." A palavra fim é telo (télos). Portanto deve referir-se à ressurreição ou perfeição dos santos na consumação, quando toda a profecia terá sido completada, finalizada ou aperfeiçoada (Lc.22:37) e a fé terá o seu fim, quando deixaremos de ver por enigma, e veremos face a face ao Nosso Salvador: "(Cristo) a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas." (I Pedro 1:8,9).
Uma passagem esclarecedora pode ser encontrada em Romanos 10:4, onde lemos que "...o fim ( télos) da lei é Cristo...". Obviamente a lei não teve seu fim (ela não foi aniquilada, veja Mt.5:17), mas ela foi aperfeiçoada por Cristo: "Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei." (Rm3:31). Pela nossa fé em Cristo, a lei está sendo, em nós, confirmada e aperfeiçoada, até que chegue a ressurreição, quando deixaremos de andar por fé (IICo.5:7) para andar por vista, pois veremos Cristo face a face: "...quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque havemos de vê-lo como Ele é."(I João 3:2). Na ressurreição alcançaremos nossa perfeição espiritual, deixaremos de ser meninos, e conheceremos plenamente a Cristo, como dEle somos conhecidos: "...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos..." (Ef.4:13,14). O contexto desta passagem diz que Cristo "...concedeu dons aos homens... até que todos cheguemos à unidade da fé..." (vv.8,13). De acordo com este contexto, os dons de Cristo devem durar até que se completem as observações feitas por Paulo no versículo 13. Neste sentido, nem mesmo o dom de apóstolo, mencionado no versículo 11, teria cessado.

2.2. O Quando do Versículo 10: A palavra quando usada neste versículo é traduzida do grego otan (hótan). Este termo é uma "partícula temporal" que pode ser traduzida por "no tempo que." Portanto o versículo está dizendo que "o que é perfeito em parte" somente será aniquilado "no tempo que vier o que é perfeito," e esse tempo ainda é futuro, pois hótan se refere a "um tempo definido e específico." Esse tempo definido e específico era futuro para o apóstolo Paulo, quando ele escrevia a epístola, e ainda hoje, é futuro para nós.

2.3. O Quando do Versículo 11: O quando deste versículo, no grego, não é hotan, como no versículo anterior, mas ote (hóte), que também é uma "partícula temporal," mas se refere a um tempo indefinido, pois Paulo não estava falando da época em que ele era criança, mas de um tempo indefinido, ao qual ele chama de "tempo de menino," que ele usa para contrastar com o tempo definido pela vinda daquilo que é perfeito.

2.4. O Agora do Versículo 12: Esta palavra aparece duas vezes no versículo 12, como tradução do vocábulo grego arti (arti). Trata-se de um advérbio, com sentido de "já, imediatamente, no presente, presentemente," como é utilizado em Jo.9:19,25: I Pe.1:6,8. "No grego helenístico o sentido é ampliado para referir-se ao presente em geral." Segundo Grosheide, arti expressa "um contraste entre esta dispensação e a futura." De acordo com isto, o agora do versículo 12 não expressa apenas o tempo do apóstolo Paulo, quando a epístola foi escrita por ele, mas também o tempo presente, até o final da presente dispensação.

2.5. O Agora do Versículo 13: A palavra agora deste versículo é traduzida do grego nune (nune), que pode também ter a idéia de tempo (At.22:1; 24:13; Rm.3:21; Ef.2:13; etc.), mas no versículo em questão, foi usado com sentido lógico e não temporal, como é usado em I Co.5:11; 15:20; Hb.9:26; etc. Nesses casos, a idéia de tempo é "enfraquecida ou totalmente ausente" e deve ser melhor traduzida por "porém, mas, ora." Nesse sentido o que o apóstolo está dizendo é que neste tempo presente ainda "vemos como em espelho, obscuramente," porque vemos por meio da fé (II Co.5:7), e da esperança (Rm.8:24,25) que "é a certeza das cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." (Hb.11:1). "Logo..." - diz o apóstolo - "...permanecem a fé, a esperança e o amor..." (v.13). Estas três virtudes são necessárias para haver o conhecimento de Deus. A fé e a esperança nos concedem um conhecimento parcial (Rm.1:17; Ef.3:17-19; IITm.3:15), por isso cessarão, quando o conhecimento completo vier. O amor, porém permanecerá pela eternidade, quando vier o que é perfeito, pois o amor "...é o vínculo da perfeição." (Cl.3:14).

2.6. O Então do Versículo 12: A palavra grega para este vocábulo é tote (tóte). Este advérbio indica tempo, e está em conexão com o "quando" do versículo 10, que também é temporal. Segundo o léxico, deve ser traduzido por "naquele tempo."

2.7. O Verbo Conhecer dos Versículos 9 e 12: Este verbo aparece quatro vezes no texto. Nas duas primeiras ocorrências, é usado o verbo grego gnwskw (gnôskô): "...em parte conhecemos..."(v.9), "...agora conheço em parte..."(v.12). Nas outras duas ocorrências o verbo grego é preposicionado com o prefixo grego epi (epi): epignwskw (epignôskô): "...então conhecerei como também sou conhecido..."(v.12). O prefixo adicionado ao vocábulo dá um sentido pleno ao verbo. A Nova Versão Internacional do Novo Testamento traduz com mais exatidão o versículo 12: "Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido." Note que na primeira ocorrência, Paulo acrescenta as palavra "em parte" ao verbo conhecer, porque o seu conhecimento, quando ele escrevia a epístola era parcial. Mas ele diz que, no tempo (então) em que viesse aquilo que é perfeito, ele veria face a face e teria o pleno conhecimento. Barrett diz que "As palavras apresentam a inadequação do atual conhecimento humano de Deus, em contraste com o conhecimento que Deus tem do homem e o conhecimento de Deus que os homens terão na era futura." É claro que Paulo não atingiu o pleno conhecimento. Ele caminhava com esforço na vida cristã, para obter o melhor nível de perfeição, mas sabia que seria impossível atingi-lo nesta vida: "...para o conhecer e o poder da sua ressurreição... para de algum modo alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos (maduros até um certo nível), tenhamos este sentimento; e, se porventura pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos."(Fp.3:10-16). Entretanto quando Paulo estava para morrer, sabendo que iria encontrar-se com o Senhor face a face, ele escreveu: "Combati o bom combate, completei (telew = teléô = aperfeiçoei) a carreira, guardei (threw = têréô = permenecí fiel) a fé."(II Tm.4:7). O sentido de teléo neste verso é: "terminar, completar, chegar ao alvo." O que é verdade para Paulo, também é para nós. Nenhum cristão hoje ousa dizer que tem o pleno conhecimento de Deus ou das coisas de Deus. Paulo, que não atingiu esse nível, possuía muito mais conhecimento do que nós que temos a Escritura completa. é certo que podemos ter um pleno conhecimento subjetivo da verdade (IITm.2:25), mas o conhecimento pleno, objetivo e absoluto, só a deus pertence (Dt.29:29). Portanto "...conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor: como a alva a sua vinda é certa..." (Os.6:3), porque "...a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste... Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles esteja."


CONCLUSÃO


o perfeito da ressurreição. Alguns têm afirmado tratar-se da vinda de Jesus; outros, por sua vez, dizem que é o amor. Todas essas posições trazem dificuldades. A ressurreição (anastasi = anástasis) vinda (parousia = parousía), e o amor (agaph = agápê) são palavras femininas, enquanto que a palavra perfeito (telo = télos) está no gênero neutro. Talvez pudéssemos dizer, referindo-se à ressurreição, que Paulo estava falando do evento da ressurreição, do seu fenômeno. Daí teríamos uma possível solução. O mesmo se poderia dizer em relação à vinda de Cristo. o perfeito é o conjunto de todas estas coisas: a vinda de Jesus, seu amor completado em nós, a ressurreição, o cumprimento das promessas futuras, encontradas nas Escrituras, que virão na consumação desta era. Todos estes elementos, é claro, não poderia ser gramaticalmente descrito por uma só palavra, masculina ou feminina. Paulo vinculou o todo à uma só palavra: "o perfeito," e esta, para descrever tantas perfeições de Deus, só poderia estar no neutro, porque se refere à muitas coisas. o perfeito, claro ficou que ele ainda não veio, e mesmo que não saibamos o que possa ser (esta nossa dificuldade prova que não conhecemos plenamente hoje), é fato inegável que os dons extraordinários não cessaram.
Nesta conclusão queremos salientar uma palavra final sobre o texto de I Coríntios 13:8-13, muito usado por nossos oponentes para negar a atualidade dos dons extraordinários, e, por nós, para defender a sua existência. Reconhecemos algumas dificuldades que a passagem apresenta. Paulo não diz claramente o que é "o perfeito." Dissemos neste trabalho tratar-se,
Uma coisa, porém, podemos afirmar sem vacilar. Aquilo que é perfeito não é a profecia do Novo Testamento, como afirmou B. F. Cate. Isto demonstramos ao longo deste ensaio. Nós acreditamos que
De qualquer forma, seja o que for

5 comentários:

  1. CHOROCANTALABAXURIANDACANTA, RIPA LABASSURIANDA...TEOLÓGICA?
    1 Co 13.8-10
    Ola meu amigo e irmão em Cristo minhas admiracões por você e por sua mente sao tamanhas que me sinto privilegiado em até tesponder aquilo que voce posta e você sabe muito bem (talvez mais do que eu!) que gosto de um bom exame em relação a asuntos exegéticos e sou um adimirador de quem consegue reunir nessa arte tão maravilhosa um escopo tão bem elaborado, porém, se há algo que me deixa com coceiras hermeneuticas, é ver alguem extrair do texto algo que não está nem no seu contexto(quanto mais na sua exegese).
    Vamos avaliar algumas considerações relatadas, é dito o seguinte :
    No versículo 10 de I Coríntios 13, o termo grego teleion (téleion) é "adjetivo pronominal, nominativo, neutro, singular." De acordo com isto, a tradução correta do texto deveria ser: "quando. porém, vier aquilo que é perfeito, então aquilo que é em parte será aniquilado." Isto porque este adjetivo, na língua grega, não é feminino nem masculino, mas está no gênero neutro. Portanto, o argumento de Cate, de que "o que é perfeito em parte" se refere a profecia, se desfaz; e isto por duas razões: (1) A palavra grega profecia, usada no versículo 8 (profhteia = profeteía), é "substantivo, nominativo, feminino, plural." Se a palavra "profecia" é feminina, então "aquilo que é perfeito" também deveria estar no gênero feminino para concordar, mas não está.
    1- De acordo com o que já que li na interpretação carismática(e já li não tudo, mas muita coisa) desse texto e em especial essa postagem, parece-me que autor resume o “perfeito” como a ressurreição e não profecia(como o texto claramente expõe). Porém de acordo com esse próprio argumento o (v.13) tambem não poderia poderia significar RESSURREIÇÃO [gr.αναστασις- anastasis] que tambem é substantivo FEMININO!
    2-Não há analogia (pelo menos nesse texto, que é exatamente o que estamos estudando) do téleion-N.T com o canon do A.T. Na verdade houve uma confusão na mente do proprio escritor quando disse:

    ResponderExcluir
  2. continuação...
    (2) SE "O QUE É PERFEITO" FOSSE A REVELAÇÃO PROFÉTICA COMPLETADA PELO NOVO TESTAMENTO, ENTÃO "O QUE É PERFEITO EM PARTE," A REVELAÇÃO PROFÉTICA DO ANTIGO TESTAMENTO, TERIA SIDO ANIQUILADA. DE FATO O ANTIGO TESTAMENTO FOI APERFEIÇOADO OU COMPLETADO PELO NOVO TESTAMENTO, MAS DE FORMA ALGUMA ELE FOI ANIQUILADO OU CESSOU EM SEUS EFEITOS. JESUS DISSE QUE NENHUMA PROFECIA DO ANTIGO TESTAMENTO CESSARIA ATÉ QUE TUDO SE CUMPRISSE (MT.5:18). JESUS NÃO DISSE QUE A LEI CESSARIA ATÉ QUE TUDO FOSSE REVELADO (A REVELAÇÃO DO NOVO TESTAMENTO), MAS ATÉ QUE TUDO SE CUMPRISSE. COMO PODERIA O ANTIGO TESTAMENTO TER SIDO ANIQUILADO SE AINDA HÁ MUITAS PROFECIAS PARA SEREM CUMPRIDAS? "...A ESCRITURA NÃO PODE FALHAR." (JO.10:35).

    Existe uma diferença absurda de profecia cumprida para canon completo. É lógico que algumas profecias veterotestamentarias não se cumpriram ainda(e todos sabemos disso) e que a escritura do A.T tambem está completa(os judeus que o digam),porém o fechamento do canon do A.T não compromete as realizações de tudo quanto haverá de se cumprir e nem deve nos deixar indecisos, se o A.T foi ou não completado(como canon) por que falta ainda algumas profecias se cumprirem. É muito claro E NEM PRECISARIA SER EXPLICADO! O antigo testamento com suas sombras ,tipos, figuras,sacerdocio e mais uma serie de coisas que serviram apropriadamente para aquele povo(Israel), naquele tempo(período de apostasia como nação dentro do plano divino-territorial), para aqueles propósitos especificos, foi completado, e isso não comprometeu nem um pouco profecias posteriores sobre o reino de Deus e uma possível conversão de Judeus que ainda ocorrerá. Poderíamos passar mais tempo explicando sobre o carater da progressivo da revelaçao na escritura e das diferenças de profecia cumprida para canon completo, mas esse não é o proposito da nossa exposição aqui.
    3- E o nosso aventureiro “lexicográfico” prosegue SUA INTERPRETAÇÃO:
    2.2. O QUANDO DO VERSÍCULO 10: A PALAVRA QUANDO USADA NESTE VERSÍCULO É TRADUZIDA DO GREGO OTAN (HÓTAN). ESTE TERMO É UMA "PARTÍCULA TEMPORAL" QUE PODE SER TRADUZIDA POR "NO TEMPO QUE." PORTANTO O VERSÍCULO ESTÁ DIZENDO QUE "O QUE É PERFEITO EM PARTE" SOMENTE SERÁ ANIQUILADO "NO TEMPO QUE VIER O QUE É PERFEITO," E ESSE TEMPO AINDA É FUTURO, POIS HÓTAN SE REFERE A "UM TEMPO DEFINIDO E ESPECÍFICO." ESSE TEMPO DEFINIDO E ESPECÍFICO ERA FUTURO PARA O APÓSTOLO PAULO, QUANDO ELE ESCREVIA A EPÍSTOLA, E AINDA HOJE, É FUTURO PARA NÓS.
    Quando falmos que esses dons cesaram no final do séc.1, por acaso isso não é tambem um futuro depois que o apostolo Paulo falou estas palavras? E não se trata de um futuro de carater mais objetivo, próximo e específico do que um futuro qualquer(ou do futuro-hoje)? É duro para pessoas tão cheias de certezas místicas e que não querem abrir mão da sua experiencia individual por amor a verdade, ouvir: ESSE TEMPO DEFINIDO E ESPECÍFICO ERA FUTURO PARA O APÓSTOLO PAULO, QUANDO ELE ESCREVIA A EPÍSTOLA, PORÉM É PASSADO PARA NÓS HOJE.

    ResponderExcluir
  3. continuação...
    Gostaria de me adiantar para a ultima parte de sua escrita quando diz:
    "

    O PERFEITO DA RESSURREIÇÃO. ALGUNS TÊM AFIRMADO TRATAR-SE DA VINDA DE JESUS; OUTROS, POR SUA VEZ, DIZEM QUE É O AMOR. TODAS ESSAS POSIÇÕES TRAZEM DIFICULDADES. A RESSURREIÇÃO (ANASTASI = ANÁSTASIS) VINDA (PAROUSIA = PAROUSÍA), E O AMOR (AGAPH = AGÁPÊ) SÃO PALAVRAS FEMININAS, ENQUANTO QUE A PALAVRA PERFEITO (TELO = TÉLOS) ESTÁ NO GÊNERO NEUTRO. TALVEZ PUDÉSSEMOS DIZER, REFERINDO-SE À RESSURREIÇÃO, QUE PAULO ESTAVA FALANDO DO EVENTO DA RESSURREIÇÃO, DO SEU FENÔMENO. DAÍ TERÍAMOS UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO. O MESMO SE PODERIA DIZER EM RELAÇÃO À VINDA DE CRISTO. O PERFEITO É O CONJUNTO DE TODAS ESTAS COISAS: A VINDA DE JESUS, SEU AMOR COMPLETADO EM NÓS, A RESSURREIÇÃO, O CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS FUTURAS, ENCONTRADAS NAS ESCRITURAS, QUE VIRÃO NA CONSUMAÇÃO DESTA ERA. TODOS ESTES ELEMENTOS, É CLARO, NÃO PODERIA SER GRAMATICALMENTE DESCRITO POR UMA SÓ PALAVRA, MASCULINA OU FEMININA. PAULO VINCULOU O TODO À UMA SÓ PALAVRA: "O PERFEITO," E ESTA, PARA DESCREVER TANTAS PERFEIÇÕES DE DEUS, SÓ PODERIA ESTAR NO NEUTRO, PORQUE SE REFERE À MUITAS COISAS. O PERFEITO, CLARO FICOU QUE ELE AINDA NÃO VEIO, E MESMO QUE NÃO SAIBAMOS O QUE POSSA SER (ESTA NOSSA DIFICULDADE PROVA QUE NÃO CONHECEMOS PLENAMENTE HOJE), É FATO INEGÁVEL QUE OS DONS EXTRAORDINÁRIOS NÃO CESSARAM.
    NESTA CONCLUSÃO QUEREMOS SALIENTAR UMA PALAVRA FINAL SOBRE O TEXTO DE I CORÍNTIOS 13:8-13, MUITO USADO POR NOSSOS OPONENTES PARA NEGAR A ATUALIDADE DOS DONS EXTRAORDINÁRIOS, E, POR NÓS, PARA DEFENDER A SUA EXISTÊNCIA. RECONHECEMOS ALGUMAS DIFICULDADES QUE A PASSAGEM APRESENTA. PAULO NÃO DIZ CLARAMENTE O QUE É "O PERFEITO." DISSEMOS NESTE TRABALHO TRATAR-SE,
    UMA COISA, PORÉM, PODEMOS AFIRMAR SEM VACILAR. AQUILO QUE É PERFEITO NÃO É A PROFECIA DO NOVO TESTAMENTO, COMO AFIRMOU B. F. CATE. ISTO DEMONSTRAMOS AO LONGO DESTE ENSAIO. NÓS ACREDITAMOS QUE
    DE QUALQUER FORMA, SEJA O QUE FOR
    O escritor do referido texto não tendo saida exegética para se refulgiar, preferiu se utilizar de Fp 3.10-16(?) E o que tem a ver a seção sobre dons de 1 Co12 a 14 com uma outra passagem, num outro contexto hermeneutico, para outra igreja,para uma outra situação completamente diferente (Fp 3.10-16)? Só por que tem a particula τελος –telos *(não téleion, o que lexicamente não é raiz e é completamente diferente nas suas aplicações)?E se uma porção de coisas ao mesmo tempo como ele o irmão diz que é (amor, segunda vinda, ressurreição...) Qual o motivo que teria então que se excluir unicamente nessa suposição mencionada o conhecimento completo da verdade revelada atraves da finalização do N.T? Vamos lá, vamos ser sinceros com o texto. O que é que o apostolo Paulo está tratando em 1 Co13.8-10, é ressurreição, vinda de Jesus ou sobre como se discernir a vontade revelada de Deus para os corintos confusos? Acaso se conhece outra fonte da vontade objetiva e revelada de Deus ao mundo; que não seja a santa biblia (digo isso como quem acredita na suficiencia da autoridade bíblica e não em subjetivismos para regulamentar padrões)?

    ResponderExcluir
  4. Já investiguei mas não achei nenhum apoio para correta interpretação dessa passagem a não ser o que está explicitamente( e intragavelmente para alguns) nela.Não adianta malabarismos exegeticos ou isolar um versiculo aqui e outro acolá, está claro;CESSARAM!
    Ainda poderia esclarecer esse assunto na historia da igreja (e o que muitos pentecostais supoem que aconteceu durante esse periodo), exegeticamente em outras passagens tambem( não é provado somente em 1Co 13.8-10,o que é lógico), mas a refutação como era dessa passagem em específico, então fiz assim.
    Sinceramente o se pensar no falso alicerce das comprovações “pentecostais” na biblia, me arrepia a alma e me causa mais náusea, por isso que tanto dividiu a igreja. E se teologos pentecostais pensassem bem(e se tornassem coerentes com a sua prática), veriam que se torna até antitético o fato de se defender teologicamente algo que em si mesmo é antiintelectual, inócuo,vazio e que já levou tanta gente para o fanatismo e camisas de força(sem falar de aproveitadores que em grande massa são pentecostais nesse assunto, quanto qualquer aoutro intelectual pentecostal).
    Em toda historia desse movimento, não se viu contribuições teológicas, se é mais espiritual que cristaos tradicionais sinceros por que não hove desde o inicio investimento na educação(colegios,faculdades...),teologia, e num modo de viver simples sem grandes paranoias com o mudo espiritual? É um gasto de esforços se defender isso, não dá pra defender o indefensável!
    Minha resposta é estritamente voltada ao assunto.

    Abraços do seu amigo e irmão em Cristo: Evandro Junior

    ResponderExcluir
  5. paz
    eu tenho este livro , as novas gerações das igrejas batistas não conhecem , mas de fato é o melhor livro sobre este assuntos , os pastores novos deveriam se interar sobre este assunto para gerar crentes maduros na fé
    paz

    ResponderExcluir

Através do seu comentário muitos poderão ser edficados!